Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sermão - 6º Domingo de Páscoa


6º Domingo de Páscoa – Dia das Mães - 2012

Tema:   Comunhão com Cristo e com os irmãos. Jo 15.9-17
Mensagem: “Tá ligado?” É uma expressão bastante comum, principalmente entre os mais jovens. No que você mais se liga? Em quem você está ligado?
Há uma ligação muito íntima entre Jesus Cristo e seu Pai e também uma ligação muito íntima entre Jesus Cristo e seus servos, discípulos, irmãos e amigos. Esta ligação também é chamada de “comunhão”. Significa “ter algo em comum”. Ninguém tem comunhão consigo mesmo (seria egoísmo). A comunhão sempre é com o outro.
O exemplo mais direto de comunhão nós temos na Santa Ceia. Paulo, escrevendo aos coríntios (1Co 10) pergunta: “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” Paulo fala em 4 elementos: pão e vinho; corpo e sangue. Pão e corpo têm ligação, comunhão. Vinho e sangue, igualmente.
Podemos exemplificar esta comunhão também com o amor de uma mãe pelo seu filhinho, mesmo que esteja ainda no seu ventre. Já são 2 pessoas que tem comunhão de amor entre si. O que vale dizer que a mulher não pode alegar direito sobre o seu corpo como desculpa para descartar o feto por motivos quaisquer.
A maior intimidade que existe é a do Pai celestial com seu Filho Jesus Cristo. Ambos se amam profundamente. Tanto é que o Filho é totalmente obediente ao Pai. Ele tem alegria em cumprir a vontade do Pai. E a vontade do Pai é a nossa salvação. Cristo foi obediente ao Pai até ao ponto de morrer na cruz por nós. Portanto, nós somos os grandes beneficiários da comunhão do Pai com o Filho. Estabelece-se comunhão íntima entre nós que cremos em Cristo e o próprio Cristo, bem como entre nós e o Pai e o Espírito Santo.
Nós provamos que estamos na comunhão com Cristo ao amarmos o nosso próximo como Cristo nos amou. A maior prova de amor é alguém dar a vida pelo seu irmão. Não devemos amar só de palavra, mas de fato e de verdade. Amém. (Pastor Edgar Züge)