Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Artigo - Os Kadafis tupiniquins

No artigo “A hora dos Kadafis” que saiu em fevereiro, disse que todos os ditadores caem e o fim deles segue na medida como lidaram com o povo. Lembrei dos nossos corruptos, que segundo a última Veja, a cada ano roubam dos cofres públicos brasileiros 85 bilhões de reais, dinheiro suficiente para resolver os principais problemas do país, como erradicar de vez a miséria, ou pagar 34 milhões de diárias de UTI nos melhores hospitais. Os Kadafis brasileiros não têm sentimento. Obrigam uma grávida de gêmeos a viajar 530 quilômetros e dar à luz em Novo Hamburgo por não encontrar uma vaga de UTI pelo SUS. Quantos morrem no Brasil por causa da corrupção? Devem ser muito mais gente que na Líbia. Mas a hora dos Kadafis sempre chega. E por mais que mereçam a ira dos rebeldes, devemos ter piedade deles em sua hora derradeira.
Uma história parecida é a do rei Acabe. Ele “acabou” morto numa batalha, com o sangue escorrendo para o fundo da carruagem e os cachorros lambendo. Diz o texto bíblico que “todas as outras coisas que o rei Acabe fez e também uma descrição do seu palácio enfeitado de marfim e todas as cidades que ele construiu tudo isso está escrito na História dos Reis de Israel” (1 Reis 22.39). Está registrado como sinal de exemplo a fim de que todos saibam que é isto que acontece com qualquer governante cruel e corrupto. Aliás, a Bíblia não esconde estas histórias escandalosas, exatamente por aquilo que adverte o apóstolo: “Tudo isso aconteceu a fim de  nos servir de exemplo, para nós não queremos coisas más como eles quiseram” (Coríntios 10.6).
Interessante que nos livros bíblicos dos Reis, cada governo é julgado de acordo com a sua fidelidade, e o progresso da nação depende da conduta dele. Já o contrário disto faz o povo sofrer a desgraça. Não é por menos o conselho: “Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso” (1 Timóteo 2.2,3). 
Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
27 de outubro de 2011