Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Artigo - Quaresma (Pausa para um check-up)

Check-ups periódicos da saúde corporal são altamente recomendáveis. A Quaresma, por sua vez, convida para um check-up espiritual, proposto por Jesus no seu Sermão do Monte, em quatro itens básicos da vida santificada (conforme Mateus 6:1-21), num contexto em que pessoas se julgavam agradáveis a Deus simplesmente por praticarem ritos e prescrições eclesiásticas e, por isso mesmo, rejeitavam a Jesus.
As melhores ações humanas “são como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). Mesmo externamente boas, podem esconder uma motivação distorcida. Não há mérito sem Cristo. Esta é a chocante realidade que o Check-Up proposto revela:
1. No dar – “quando deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas... para serem glorificados pelos homens” (v.2). Se alguém ajuda para ser elogiado ou para alcançar mérito diante de Deus, “já recebeu a recompensa”, sentencia Jesus.. Querem ser vistos? São vistos, e só! Dar não é para desencargo de consciência ou livrar da importunação. Dar é um ato de culto amoroso a Deus nos irmãos necessitados.
2. Na oração – “quando orardes, não sereis como os hipócritas... para serem vistos dos homens” (v. 5). Oração é um dialogo permanente com Deus. Não é espetáculo de repetições e gritarias para glória pessoal. O Pai-nosso, que Jesus ensina (vs. 9 a 13), sugere uma postura humilde, de total dependência de Deus: “Seja feita a tua vontade”. É estranho e incoerente o espetáculo de oração em que pessoas se exibem e fazem “sucesso” com o nome de Deus. Deus não precisa ouvi-los. Sua recompensa é serem ouvidos pelos homens.
3. No Jejum – “quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer que jejuam” (v 16). Jejuar é excelente exercício de auto-domínio. Um bocado apetitoso é tentador. Precisamos reaprender a dizer não; a reconsiderar a idéia de fazer tudo o que desejamos (hedonismo), desde que com alguma precaução (ex.: camisinha, não dirigir bêbado etc.). Fartos e gordos de prazer, marchamos para a ruína! Jejum proveitoso é negar-se, ou “não comer para dar de comer”. Porém, não será para alcançar a graça divina, pois se alguém jejua ou se flagela para “aparecer”, sua grande recompensa será ser visto sangrando ou com grandes olheiras!
4. O apego do coração – “Não acumuleis tesouros sobre a terra... mas ajuntai tesouros no céu... porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (vs. 19-21). O materialismo e a ganância não depositam na poupança celestial. E não têm seguro aqui. Provam-no as delegacias e os cemitérios. Infelizmente há igrejas cuja pregação está centrada no dinheiro. Os tesouros eternos estão em Jesus Cristo. São revelados e ofertados em sua Palavra e sacramentos.
Então, tudo OK com o seu check-up?
Na verdade, somente Jesus pode tirar nota 10. Ele não deu apenas esmola; deu-se a si mesmo como oferta pelo pecado. Ele amanhecia orando a sós, por causa da comunhão com o Pai e por amor aos seus. Ele jejuou 33 anos do conforto celestial, para proporcioná-lo a todos, eternamente. Mas Ele não é apenas exemplo de check-up nota 10. Ele é nosso substituo no check-up para o céu. E quem vê nEle a sua perfeição, também já aqui pode dar com autêntico amor, orar com humildade, jejuar com compaixão e investir na eternidade.
Renato Leonardo Regauer
Jornal NH de 13 de Fevereiro de 2008