Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Artigo - Padrão de beleza

Existe uma louca corrida na procura pela beleza física. Nesta corrida, muitas pessoas acabam se sentindo como retardatárias e, dentro deste sentimento, podem buscar soluções exageradas. Devemos, sim, cuidar do corpo e da saúde. Mas é preciso ter cautela para que os padrões de beleza impostos pela sociedade não machuquem as pessoas e a nós mesmos.
Numa das cenas mais indignantes, presenciada por mim, um pai tenta esconder a “imperfeição” da própria filha. A pequena e linda menina, com cerca de três anos, tinha uma cicatriz bem acentuada no lábio superior. Penso que era lábio leporino. O pai estava fotografando-a e disse: “Coloque a mãozinha na frente da boca, como você sempre faz.” Pediu à filha que escondesse a cicatriz! Eu não sabia se chorava por aquela criança, se xingava o pai ou se saía correndo tentando esquecer a cena. Acabei me calando e carreguei um sentimento de impotência frente àquela situação. Fiquei me perguntando: “O que acontecerá quando esta criança perceber que suas fotos sempre foram tiradas com a mão cobrindo seus lábios? Quando enxergar sua cicatriz no espelho, se achará bonita?”
Qual é o padrão de beleza para você? Cada um tem uma visão de beleza e não há nada de ruim nisto. O problema é quando o nosso padrão afeta ou até ofende outras pessoas. A Bíblia nos diz: “Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.” (1Coríntios 1.27-28)
Então, o que é beleza para Deus? Apenas aquilo que nós achamos feio? Não. A Bíblia explica: “Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus. Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos. Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz.” (1Coríntios 1.29-31)
Deus frustra o nosso orgulho e a nossa maneira de escolher pessoas, nos mostrando que a verdadeira beleza, força, importância das pessoas está naquilo que Ele colocou em nossos corações e não no nosso padrão de beleza. Posso orgulhar-me diante de pessoas, mas diante de Deus eu não consigo. Somos belos diante de Deus porque somos seus filhos e o sangue de Cristo nos dá a beleza que nos leva à salvação. O que Deus quer que saibamos é que a verdadeira beleza está naquilo que ele fez e faz. Posso não me sentir dentro dos padrões do mundo, mas por meio de Cristo estou nos padrões de Deus. Ele nos torna pessoas verdadeiramente belas, pois ele mesmo nos criou e salvou.
Por isso, espero que aquela pequena menina saiba o quanto ela é linda.
Ezequiel Blum
Jornal NH de 21 de Fevereiro de 2008