Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Artigo - Retrato falado


Retrato falado

     O vídeo “Retratos da Real Beleza” de uma campanha publicitária, maior sucesso na Internet pelo mundo todo, lembra algo parecido quando o assunto é "retrato espiritual". O filme apresenta um desenhista da polícia norte americana FBI que reproduz o retrato falado de sete mulheres. Elas estão escondidas atrás de uma cortina, e sem o artista conhecê-las, faz o desenho delas a partir da descrição que elas relatam de si mesmas. Mas antes da sessão, é solicitado a cada uma delas que permaneça um curto período de tempo com uma pessoa desconhecida. Em seguida, o desenhista elabora o retrato falado das sete mulheres também apresentado pelas pessoas estranhas. O resultado é interessante: a maioria dos retratos falados pelos desconhecidos mostra um desenho mais bonito, mais feliz e com uma descrição mais precisa da beleza das sete mulheres, enquanto que aqueles que foram feitos pelo relato delas mesmas, têm um retrato mais feio e distorcido da realidade.

     Ao tratar sobre a aparência que o cristão tem de si mesmo, diz a Bíblia que "o que vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado" (1 Co 13.12). Isto devido à natureza humana que nos conduz sempre ao pecado. No entanto, com a nova natureza através da fé em Jesus, "refletimos a glória que vem do Senhor (...) e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor" (2 Co 3.18). Percebe-se que o cristão tem dois retratos falados: um que é feito por Deus, que o desenha a partir da descrição dos traços perfeitos de Jesus; e outro que é feito por ele mesmo, por aquilo que enxerga nas suas imperfeições. Interessante, porque se o objetivo do vídeo comentando é promover "uma mudança significativa ao redefinir os padrões da publicidade e os ideais de imagem irreais perseguidos pelas mulheres”, os cristãos que perseguem o padrão da perfeição através do legalismo deveriam fazer o mesmo. Isto acontece pelo "Evangelho que dá liberdade às pessoas" (Tiago 1.25) que livra da hipocrisia e oferece auto estima espiritual.  


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de maio de 2013