Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Artigo - Consumismo que mata


Consumismo que mata

    O desabamento da fábrica de roupas que matou mais de mil pessoas em Bangladesh não só desmascara a ganância humana, mas escandalosamente expõe a opressão homicida no mercado mundial. Com um salário mínimo em torno de 76 reais e condições desumanas de trabalho, milhões de "escravos" na Índia vestem o prazer obsecado do consumismo pelo preço da própria vida. Em tempos de escravidão oficial, Jesus questionou no Sermão do Monte: "Por que vocês tanto se preocupam com roupas?". Hoje o vestuário representa apenas um item na enorme lista de nossa ansiedade consumista, sem prestarmos atenção às injustiças sociais. E neste vício, o planeta todo desaba sob o lema "produzir, vender, comprar, consumir, lucrar", no enganoso sonho da felicidade.

    "Vocês querem muitas coisas", acusa Tiago na sua carta bíblica, "mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las". Nesta escalada do mal, a corrupção e a desonestidade de empresários, governos, políticos, sociedade em geral, têm mostrado que nada mais é confiável, nem o leite das criancinhas. Por isto o indicativo cristão: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo". Um mundo onde a raiz do mal brota do coração humano, com  resultados atuais sem precedentes. O remédio permanece: "Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês" (Romanos 12.2). Não uma mudança cultural, moral, ética. Mas uma transformação espiritual em Cristo, onde o caminho é a mente. Por isto um desafio quando a propaganda na televisão, internet, mídia, e até por igrejas, enche a cabeça das pessoas que bem-aventurado é aquele que compra tudo o que as indústrias produzem. Sem dúvida, diante de tantas tragédias, a maioria gerada pela ganância, nunca foi tão oportuno o recado do Salvador: "Prestem atenção! Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas" (Lucas 12.15).             


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
16 de maio de 2013