Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Artigo - Terapia de habituação


Terapia de habituação 

     Já fui a vários médicos e eles me disseram que o zumbido nos meus ouvidos não tem solução. Pior é que ninguém escuta este barulho na minha cabeça, não posso denunciar à polícia nem exigir que se cumpra a lei do silêncio. Dizem que uma forma de tratar o zumbido é como a gente suporta o barulho da geladeira na cozinha: esquecendo. É a terapia de habituação do zumbido, tratamento que ensina o paciente a conviver com o som a ponto de não mais notá-lo.

    Parece que nesta vida de "barulhos" sem solução tudo funciona assim, pela terapia de habituação. Apesar de que o conformismo em certas situações é outra incômoda balbúrdia. Mas tem coisas que não tem remédio mesmo, e se a vítima concentrar-se no infortúnio, cai em desgraça e pode até ficar louca. Tudo indica que Paulo usou esta técnica, conforme a carta aos Filipenses. Diz que aprendeu o segredo de se sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação: a força que Cristo lhe dá (4.13).  Ele afirma que a fé cristã, além de garantir no futuro glorioso a cura completa dos zumbidos e companhia (3.21), ela ajuda a conviver com os problemas nesta vida. Por isto a orientação dele: "Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente" (4.8). O que é um enorme desafio neste universo de tumultos e burburinhos, onde nosso consciente e subconsciente recebem uma infinidade de coisas más, mentiras e indecências. Não é isto mesmo? Porque junto com os barulhos reais e ensurdecedores das máquinas e aparelhos eletrônicos, decibéis nocivos de informações tumultuam os ouvidos de nossa mente, tanto que já nem sabemos o que é bom e o que é ruim. Por isto, no oásis do silêncio pela meditação das Sagradas Escrituras, o apóstolo diz que "a paz de Deus que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente" (4.7).  E assim esquecemos das coisas que incomodam, e a vida segue melhor.


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
24 de janeiro de 2013