Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artigo - Os escândalos e a luz


Os escândalos e a luz

“Escândalo” na Bíblia (do grego skandalon) tem um sentido diferente destes que a gente vê nas capas dos jornais. Dependendo do contexto bíblico, pode ser um obstáculo, armadilha, ofensa, abandono. O próprio Jesus é apontado como alguém que escandaliza, conforme a profecia de Simeão (Lucas 2.34). Isto se confirmaria mais tarde quando o Salvador pergunta à multidão que o seguia por causa dos milagres que fazia: “Isto vos escandaliza?” (João 6.61). A versão na linguagem de hoje é mais exata: “Vocês querem me abandonar por causa disso?” É que ele tinha sugerido para comerem a carne dele, beberem o sangue dele. Na verdade, já que eles não aceitaram o “pão da vida”, Jesus escandaliza propositalmente para separar o joio do trigo. Ele queria discípulos e não seguidores interesseiros. No final sobraram só os doze daquela multidão. Isto nos faz pensar: E hoje, quantos sobrariam? 

Quando Jesus afirma que “é inevitável que venham escândalos”, ou em outra versão, “sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado” (Lucas 17.1), ele alerta com “mas ai do culpado”. Nem a Bíblia nem a história secular escondem os registros que revelam um mundo habitado por gente que sempre foi má. Se hoje a impressão é que as coisas pioraram, é devido às notícias instantâneas de cada cantinho deste planeta. Mas, se o exemplo influencia, penso que é por isto que a maldade em todos os níveis vem aumentando. Creio que também é por isto que muitos estão com nojo da política e da religião. Por isto, no meio de tanto escândalo, fica o recado: "Os dias em que vivemos sãos maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16,17). Sem muito esforço podemos começar com o pedido dele: “A luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem” (Mateus 5.16).


Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de agosto de 2012