Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sermão - 13º domingo após Pentecostes (2012)


18

Tema: O verdadeiro culto que agrada a Deus.
Texto: Mc 7.1-13
13º domingo após Pentecostes (2012)

Introdução.
A.   Qual é o verdadeiro culto que agrada a Deus?
·        A pergunta acima poderia ser também: “Qual é a pessoa que agrada a Deus?” Ou: “De quem Deus se agrada?” “Em quem Deus tem prazer?”.
·        E isto nos leva a outras perguntas: “De quem Deus não se agrada?” “Em quem Deus não tem prazer?” Ou: “Quem não agrada a Deus?”.
·       Podemos tornar as perguntas ainda mais pessoais: “Eu agrado a Deus?” “Deus tem prazer em mim?” “Deus aceita a minha vida?” O que me leva a perguntar ainda: “Deus tem prazer no meu culto?” Ainda mais: “Que culto agrada a Deus?”.
B.    A pregação de João Batista.
Estas perguntas com certeza estavam embutidas na pregação de João Batista quando conclamava as multidões no deserto: “Preparai o caminho do Senhor!” Is 40.3

I.       A acusação dos fariseus e dos professores da Lei.
Os questionamentos acima também estão no meio de um dos tantos embates entre Jesus Cristo e os fariseus e os mestres da lei. Desta feita uma comissão de Jerusalém tinha sido enviada para a Galileia. Eles tinham muita inveja de Jesus, pois muitos o seguiam. Queriam pegar Jesus em alguma contradição. Para tanto eles eram bem ardilosos. Eles eram especialistas em leis. Na ótica deles havia um grande problema com Jesus e seus discípulos.
A.   A acusação (Mc 7.1-5).
Não demorou muito para acharem ocasião para acusação. Vendo que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos, um lavar não só higiênico, mas também ritual de purificação, perguntam: “Mestre, por que os teus discípulos comem sem lavar as mãos?” Parece uma pergunta justa e inocente. Mas não é. Como Marcos explica aos seus leitores romanos, os discípulos assim estavam quebrando as tradições dos antigos, pois havia um ritualismo muito grande sobre purificações: quem vinha do mercado tinha que lavar tudo, pois poderia ter se contaminado com uma comida impura; jarras e utensílios domésticos também tinham que ser purificados.
B.    O ritualismo hoje.
Há costumes e costumes. Eles são adiáforas, nem ordenados e nem proibidos. Quando nos ajudam a elevar os pensamentos a Deus, a primeira opção é usá-los e não jogá-los fora. Daí a dizer que um culto sem eles não é culto, é maldade. Se, por exemplo, o pastor “esquece” o Pai Nosso ou outra parte litúrgica comentar: “Hoje não teve culto!” É um exagero. Vale lembrar que, se o ritual se torna letra morta, talvez o problema não seja o ritual, mas a compreensão da pessoa. Temos que atentar para a essência do ritual.
II.    A palavra de Jesus.
A.   Resposta (Mc 7.6-8)
Diante das fraquezas e incompreensões Jesus tinha muita paciência. Mas quando identificava má vontade, cegueira, incredulidade e hipocrisia, então ele era duro e direto.
Como resposta a eles Jesus cita o profeta Isaías: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Cuidam do cumprimento exterior de leis, muitas vezes meras tradições humanas apenas.
Assim também hoje, quando se coloca leis humanas ao lado da Lei divina, está se incorrendo no mesmo erro.
O problema do ser humano, de cada um de nós, começa no coração. Somos pecaminosos por natureza. Depois da discussão com estes líderes, Jesus disse em casa, em Cafarnaum, aos seus discípulos: “Não é o que entra pela boca que suja o homem, mas o que sai. Porque é de dentro, do coração, que vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências.” Mc 7.20-22.
O que Jesus quer mesmo é coração arrependido de seus pecados e que confia nos méritos por ele conquistados na cruz como pagamento por nossos pecados. Ser justo diante de Deus não depende do cumprimento de regras, mas da aceitação do sacrifício de Jesus.
B.    Contra-ataque (Mc 7.9-13)
Tendo feito calar seus detratores, agora Jesus parte para a ofensiva. Usa de sarcasmo com eles. Aponta para a incoerência deles dizendo: “Se vocês prometeram algo para Deus e veem seus pais em necessidade, dizem: ‘eu não posso ajudá-los por causa da promessa a Deus’.” Ora, promessas assim eram voluntárias, não tinham ordem de Deus. Mas amar o pai e a mãe tem ordem de Deus no Quarto Mandamento. Logo, eles não cumpriam um mandamento de Deus por causa de uma promessa às vezes impensada. Em Pv 28.24 está escrito: “Quem acha que roubar de seu pai ou de sua mãe não é pecado é pior que um ladrão comum.” O verdadeiro culto a Deus se desenvolve no amor ao próximo. Jesus estabelece a real escala de valores.
Este amor também deve estar presente entre marido e esposa, a exemplo do que acontece entre Cristo e a Igreja. Ef 5.22-33
E este amor se estende a todas as pessoas, aos inimigos também.

Conclusão
Qual é o verdadeiro culto a Deus? Arrependimento, fé e amor. Isto acontece em primeiro lugar no coração. Mas não fica aí. Parte para o louvor de lábios (culto) e vivência do amor ao próximo (dia a dia). Deus Espírito Santo nos assista. Amém. 
Rev. Edgar Züge.