Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Artigo - Estiagem Pré Natalina

    Por conta do fenômeno La Ninã,  a previsão para os próximos dias é de pouca chuva no Rio Grande do Sul, reduzindo ainda mais o nível dos rios e aumentando a estiagem. Vai ser um pré Natal quente e árido. Mas o clima de deserto pode ajudar na proposta deste período da igreja. Até porque o Salmo 126 para o 3º Domingo de Advento diz: “Ó Senhor, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios”. E o Evangelho do 2º Domingo narra: “Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar” (Marcos 1.3). Não foi por nada que João Batista anunciou o arrependimento no deserto, lugar onde o milagre da vida é percebido nítida e contundentemente.  Neste lugar ermo, os leitos secos dos rios transbordam anualmente com as chuvas sazonais, e acontece uma transformação radical da paisagem, da morte para a vida. 
   Teimosamente, a gente só dá valor à água quando fica com a torneira seca. Enquanto a tem, desperdiça, joga fora, usa e nem percebe a preciosidade de possuí-la em abundância. Mas quando falta, reclama, chora, grita. É assim com tudo, também com o amor de Deus. Por isto a lição do deserto, da secura, da adversidade. É para não esquecer, banalizar, usar em vão. Aliás, penso que o uso indevido da água reflete muito bem o nosso caráter inadequado com a misericórdia divina. Assim como menosprezamos os avisos dos ambientalistas quanto às reservas naturais da água que se esgotam pelo nosso jeito estúpido, igualmente com respeito ao recado do último profeta bíblico: Arrependam-se dos seus pecados e Deus perdoará vocês (1.4).
   Creio que este é o recado da seca! Podemos aproveitar a escassez de chuva e meditar com mais seriedade neste período pré-natalino. Pois aquele que nasceu nas terras áridas de Belém, convidou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37). Ele também disse lá da montanha: Bem aventurados os que têm sede de fazer a vontade de Deus porque ele os deixará completamente satisfeitos. 
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
1º de dezembro de 2011