Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Artigo - A epifania do ódio


A epifania do ódio

  A morte do cinegrafista Santiago não apenas sublinha a violência que toma conta da sociedade, mas, ironicamente, também revela pelas lentes das câmeras o que o jornalista sempre fez: mostrar a desgraça humana. Mas isto não é de hoje. "Havia violência por toda a parte" (Gênesis 6.11), diz a Bíblia pelas precisas lentes de seu documentário. Portanto, nada de novo a não ser as imagens da tecnologia.

   O velho assunto também é manchete nas prédicas das igrejas que têm em comum textos bíblicos nos cultos e missas. Neste período de Epifania (que significa revelação) as leituras do Evangelho são o famoso Sermão da Montanha proferido por Jesus. Sem máscaras e rojões, o Filho de Deus anunciou: "Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não mate. Quem matar será julgado'. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado" (Mateus 5.21,22).  O quê? Já não tem juiz nem cadeia suficiente para tanto criminoso? Onde Jesus estava com a cabeça? Julgar e condenar também os raivosos?

   É comum a conversa: "Eu sou uma pessoa boa, não mato, não roubo, cumpro com meus deveres.". Grande coisa, diria Jesus. Em todo o sermão, ele faz um exame do coração humano e mostra o diagnóstico de uma doença terminal. Ao ordenar "amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês" (5.44), o Médico dos médicos interna todos na UTI, e prescreve a medicação: "Sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu" (5.48). Como? Ser perfeito? E agora? Está na cara, ou no coração, que estamos enrascados. E ainda tem gente que pensa: - Vou fazer caridade, dar dinheiro à igreja, fazer sacrifícios ou qualquer outra coisa. Esforço perdido. É preciso ser perfeito na conta de Deus "porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos" (Tiago 2.10).

   Seria a morte certa se não fosse a perfeição da vida de Jesus - a primeira doação de coração. Uma nova vida que transforma o ódio em amor. É disto que o mundo precisa, a Paz na essência.


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
13 de fevereiro de 2014