Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Artigo - Sinal vermelho

Sinal vermelho

     A cada onze minutos morre uma pessoa no trânsito brasileiro. No mundo, a cobiçada máquina de quatro rodas rouba anualmente mais de um milhão de vidas humanas e deixa 50 milhões com feridas e sequelas. É a causa principal da morte de jovens entre 15 a 30 anos, com um prejuízo anual de 500 bilhões de dólares em acidentes de carros no planeta esfumaçado pelo cano de descarga. Sem contar os dois milhões de pessoas que morrem todo ano, somados a um número incalculável de gente que sofre de bronquite, asma e outras doenças, tudo por conta da poluição dos veículos movidos pelo petróleo. São números da terceira guerra mundial, uma batalha travada por 800 milhões de veículos que se enfrentam nas rodovias de uma Terra em combustão sob o efeito estufa - outro mal desses gases mortíferos que castigam e degradam o meio ambiente.

    E o homem ainda pensa que é um ser inteligente. Acredita cegamente nas engenhocas da sua admirável tecnologia como fonte de redenção, mas fecha os olhos à realidade, regalando-se nas delícias momentâneas do desenfreado consumismo. Onde vai parar? Entre ferragens retorcidas  nos próximos onze minutos, ou, vítima de um cataclismo planetário. Há esperanças para o futuro da humanidade? As lucrativas projeções da indústria automobilística e da extração de petróleo nos dão conta que a esperteza humana está no mesmo nível do conhecimento que tem de Deus.

   Se os profetas da ciência exigem mudança radical no uso dos recursos naturais, os prenúncios bíblicos seguem no mesmo tom. Somos escravos do automóvel porque somos escravos de nossos desejos, ganância e comodismo. Uma avenida com saída? Sim! Outro sinal de trânsito indica a direção: "Porém existe uma esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Romanos 8.21). Enquanto isto, sejamos responsáveis no volante e que Deus nos proteja nas estradas! 


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de janeiro de 2014