Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Artigo - Previsão do tempo

Previsão do tempo


    É preciso a esperteza de Noé para escapar das enxurradas. Ele poderia ter pensado: "Um dilúvio? Que bobagem!" Conhecemos o final da história, está lá na Bíblia para crer ou não. Sobre os dilúvios atuais, disto ninguém duvida. E a origem é a mesma: a maldade humana (Gênesis 6.12).  Todas as tormentas têm nome: perversidade, minha, tua, de todos. Ela traz violência contra o próximo e contra a natureza, entulhos do consumismo que entopem os rios, ganância que desvia o dinheiro para os bueiros da corrupção, insensatez que não enxerga que todos estão no mesmo barco.

    Precisamos com urgência da sabedoria de Noé. Não só pela capacidade de prever e precaver-se dos temporais, mas por aquilo que testemunha o Novo Testamento: "Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos" (Hebreus 11.7). O próprio Jesus usa o mau exemplo da imprevidência com as intempéries para tratar do assunto Juízo Final: "Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem" (Lucas 17.26). 

    É um contrassenso, mas a capacidade tecnológica nunca despertará o ser humano para tudo o que vem acontecendo, no clima terreno e espiritual. Nem evitará tufões, enxurradas, granizos, secas, terremotos e todas as adversidades da natureza. Se são avisos meteorológicos que vivemos num lugar imprevisível, precisamos nos preparar. E o barco de Noé é o jeito, ou seja, usar a ciência e a inteligência que o Criador nos deu para o bem e não para o mal. Mas não basta, porque cedo ou tarde, todos estaremos no meio do pior temporal. Por isto a recomendação de Jesus: "Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha" (Mateus 7.24,25).


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

14 de novembro de 2013