Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Artigo - Ódio e perseguição

Ódio e perseguição


     A ação terrorista que matou dezenas de pessoas no shopping do Quênia foi um ataque contra cristãos. Isto foi esquecido nas notícias. No mesmo final de semana, homens-bomba explodiram uma igreja no Paquistão, 78 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. São números que se somam numa assombrosa estatística: 100 mil seguidores de Cristo são assassinados anualmente numa implacável perseguição. Por que será que os noticiários não divulgam abertamente estas truculências contra a cristandade? Quem sabe porque a sociedade ocidental também persegue o cristianismo. Ao menos é isto que pensa o jornalista espanhol Fernando de Haro, no seu livro "Cristãos e leões". Ele argumenta que existem três níveis de perseguição: cristãos que arriscam e perdem a vida; cristãos sem liberdade dos direitos civis e pessoais; e cristãos que sofrem perseguição cultural. O autor explica este último: "É um poder sobre a consciência".

     Longe das manchetes, enquanto milhares de cristãos ao redor do mundo pagam o preço da sua fé com a própria vida, outros sofrem o peso da cruz de forma sutil e ardilosa, sem perceberem os custos e o prejuízo. Por exemplo, quantos de nós têm liberdade de consciência para expressar sua fé e seus valores? Seguidamente ouço a desculpa: "Não falo de religião para não me incomodar". Mas o cristão não é uma testemunha de Cristo? É interessante lembrar que "testemunha" na Bíblia vem do termo grego "martiria" - martírio no português, que significa sofrimento, aflição. Por isto, em qualquer nível o fiel discípulo de Cristo sempre sofrerá perseguição. O próprio Salvador não escondeu esta condição: "Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe" (Lucas 9.23).  Mesmo porque, praticar o amor ao próximo num mundo egoísta e sustentado pelo ódio é um exercício que exige extremo sacrifício.

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
3 de outubro de 2013