Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Artigo - Pelo buraco da fechadura

Pelo buraco da fechadura


     O avanço da tecnologia expõe cada vez mais a vida de cada um. A presidente Dilma que o diga. As revelações de Edward Snowden, no entanto, nunca foram segredo de estado. Todos sabiam um pouco de que os Estados Unidos sabiam de tudo, mas o fato constrangedor agora é que pegaram o bisbilhoteiro olhando pelo buraco da fechadura. O que é uma coisa muito feia, ser flagrado escutando atrás da porta, abrindo a correspondência de alguém, vasculhando a bolsa da amiga sem ela saber... Coisas que os mexeriqueiros fazem quando desconfiam, buscam vantagens, ou por simples voyeurismo, esta prática doentia de sentir prazer ao observar os outros.

     No caso dos Estados Unidos, eles se acham os "donos do mundo" e encontrarão justificativa nos esclarecimentos que precisam dar ao Brasil. Mas, e nós? Quais as razões para nos meter na vida dos outros? Se o alvo são os filhos adolescentes, os motivos são preocupação, amor, cuidado. Mas, e se é a esposa, o marido? Aí as coisas complicam! E quando a vítima é o vizinho, o colega de trabalho, a mulher do outro, o concorrente nos negócios? Gostei de uma frase que li nesta semana: "Nada mais no Universo suga a alegria da vida como o orgulho. Você nunca relaxa, tudo é um teste para você poder provar que é melhor que os outros". De fato, boa parte de nossos olhares indiscretos na vida alheia é devido o orgulho, a cobiça de querer ter e ser o que os outros têm e são. E isto acaba com o sabor da vida.

     Acredito que a tecnologia não só desvenda cada vez mais a nossa privacidade, mas desmascara a própria incompetência humana de dar um jeito neste mundo. E se as revelações de Snowden estão dando o que falar, Deus tem razões de sobra para ficar de olho em nós. Claro, depende se é pelo buraco da fechadura ou por aquilo que Jesus diz: "Vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa" (Mateus 6.6).


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
5 de setembro de 2013