Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Artigo - Quem é o instrutor?

Quem é o instrutor?


     O problema daquele instrutor de parapente não foram as nuvens lá do alto, mas as nuvens aqui debaixo. O vídeo, que foi divulgado nos jornais de TV, mostra o desespero no voo do parapente perdido no meio da neblina no Rio de Janeiro. O instrutor tenta tranquilizar o turista, mas logo confessa que está perdido no nevoeiro e começa a rezar. Eles poderiam bater numa rocha, cair no mar, perder a vida. Felizmente conseguem sair da neblina e pousar. O instrutor sabia que em dias nublados não se voa, mas a soberba lhe estufou o peito e custou o emprego.

     Lembrei desta ousadia inconsequente ao meditar nas palavras de Jesus, que estão no Evangelho da liturgia da igreja no próximo Domingo: "Porque quem se engrandece será humilhado" (Lucas 14.11). No original grego da Bíblia, engrandecer-se vem da raiz “uphos”, que literalmente significa neblina, nuvem. A pessoa orgulhosa, arrogante, que se exalta, ela se lança de forma atrevida nas nuvens da presunção. Na névoa da soberba não enxerga mais nada, além dela mesma. E acontece então exatamente isto que está registrado neste vídeo: o desespero diante dos contratempos.

      Os dias são de arrogância. Semana passada um aluno de escola ficou na frente do meu carro em movimento, como que dizendo: Eu sou o dono da rua, daqui eu não saio. Falta humildade, submissão, modéstia neste mundo virtual e real dos jogos eletrônicos que ensinam a matar e ganhar; nesta vida competitiva do emprego, da projeção, da prosperidade, do sucesso até mesmo em nome de Jesus. O ser humano não mudou, a soberba é a mesma desde os tempos de Caim. O que mudou são os meios cada vez mais eficazes para eliminar os "adversários" e o domínio da propaganda que vende ostentação e vaidade. Por isto, é bom conhecer os instrutores antes de nos aventurarmos no desconhecido. Se queremos voos tranquilos, aqui e depois, o convite vem de Jesus: "Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde" (Mateus 11.29).



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

29 de agosto de 2013