Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artigo Transporte púbico

Transporte público

    Os problemas do transporte público em nosso país, estopim das manifestações, agridem o bolso, a paciência, o corpo e o próprio meio ambiente. Aliás, finalmente estamos descobrindo porque as ruas estão cada vez mais congestionadas e o ar irrespirável. Nos últimos dez anos, a frota de automóveis e motos quase que duplicou, enquanto a quantidade de ônibus permaneceu praticamente a mesma. Na onda da transparência vem à tona o que está lá no fundo, grudado na lama: a falta de concorrência em licitações, o toma-lá-dá-cá com dinheiro público... Ou seja, políticos, funcionários públicos e empresários locomovendo-se confortável e desonestamente às custas do sofrimento dos que trabalham e estudam para o Brasil andar. Os números confirmam: paga-se caro por um serviço precário. Para se ter ideia, na média o brasileiro trabalha oito vezes mais do que o argentino para comprar um bilhete de ônibus urbano. 

    Mas isto também acontece no transporte público entre o céu e terra. A Bíblia confirma: "Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer" (1 Timóteo 6.5). O autor refere-se àqueles que usam suas credenciais religiosas para negociar o céu e as bênçãos divinas na terra. Por isto a confusão: "E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas" (6.4). Quando Jesus afirma que ele é o único caminho ao Pai (João 14.6), diz isto numa realidade humana de corrupção, de ganância, de egoísmo, de injustiças - de pecado. "Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo", acusa o apóstolo. "Seguem o caminho de Balaão, filho de Beor, que cobiçou o dinheiro que ia receber fazendo o mal" (2 Pedro 2.15). Seguir pelo Caminho-Cristo é fazer o retorno, é arrepender-se, é ser honesto nos negócios, na política, na vida. "Quem roubava, que não roube mais, porém comece a trabalhar para viver honestamente" (Efésios 4.28).  Não é preciso ser cristão para ser honesto, mas é preciso ser honesto para ser cristão.

Marcos Schmidt

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
4 de julho de 2013