Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Artigo - O leão e a corrupção


O leão e a corrupção

   Em 1979 a Receita Federal escolheu o leão por considerar algumas características do felino: É o rei dos animais, é justo, é leal, é manso sem ser bobo. Será que o bicho ainda representa tais virtudes? As contas na calculadora dão outro resultado: injustiça, deslealdade, crueldade. Bem diferente do "Leão de Judá" (Apocalipse 5.5), um símbolo do Senhor Jesus que usa o poder para ajudar os seus seguidores. Aos subalternos do leão tributário, a Bíblia tem um conselho: "Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades" (Romanos 13.7). Mas, e se as autoridades não respeitam nem honram o povo? O verso anterior responde: "Quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus" (13.6). Os deveres do governo, logicamente, são a justiça social: "Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça" (Provérbios 29.4). Hoje o povo brasileiro trabalha para manter um custo médio anual da corrupção em torno de 2% do Produto Interno Bruto, uns 60 bilhões de reais. É um cálculo impreciso assim como é incerto o destino de todo o dinheiro que deixamos nas altas taxas sobre o feijão e em todos os bens, produtos e serviços.

   Mas existe um jeito para combater esta "dengue" na sociedade brasileira. O primeiro passo começa por mim: seguir o caminho da honestidade longe da ganância. O seguinte é denunciar na voz do profeta bíblico: “Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas (...) Vocês maltratam as pessoas honestas (...) Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam” (Amós 5).  Este foi o mesmo recado do Leão de Judá ao desonesto cobrador de impostos, Zaqueu, que arrependido, prometeu a Jesus: "Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais". Se um terço dos corruptos fizesse o mesmo, o Brasil estaria bem melhor.


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
2 de maio de 2013