Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 21 de março de 2013

Artigo - Acumuladores de coisas


Acumuladores de coisas

    Com o tempo acumulamos tanta coisa sem utilidade, que não sabemos onde guardar. Nem é preciso sofrer de compulsão obsessiva, basta sofrer os efeitos da propaganda consumista para ser acumulador. São roupas mofando no armário, bugigangas emboloradas nas gavetas, tralhas enferrujadas na garagem, quinquilharias repletas de ácaros nas caixas de papelão, uma infinidade de "riquezas" pessoais. As pirâmides egípcias já mostraram que deste mundo nada se leva. Por outro lado, tem muita coisa de valor jogada fora. Por exemplo, 40% do lixo na nossa cozinha é comida. Sem nenhum exagero, enquanto no lixo têm preciosidades, os armários estão abarrotados com inutilidades.

    Tal estupidez acontece também em âmbito espiritual. Um contracenso identificado por Jesus ao acusar a igreja de seu tempo: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas”  (Lucas 20.17).  Descartaram o fundamento da igreja, o próprio Cristo. Já o fariseu Saulo fez o contrário: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de ganhar a Cristo” (Filipenses 3.8). O que ele rejeitou? Foi um baú pesado de boas obras meritórias, de conduta moral, tudo avalizado por um status religioso. Depois que virou Paulo, ele mesmo confessa que foi fanático, obsecado compulsivamente em agradar a Deus com as coisas que fazia e guardava. Após descobrir que nada disto poderia livrá-lo do lixão espiritual em que vivia, admitiu: “Considero tudo como uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor".

    Sem dúvida, tudo seria menos complicado se vivêssemos com o suficiente, sem o peso das coisas. Até porque,  junto com as preocupações em adquirir e guardar, a vida vira um depósito de entulhos. Se isto é a pura verdade no aspecto físico, quanto mais no espiritual? Por isto o Salvador insiste: "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei".


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
21 de março de 2013