Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Artigo - Sem tempo para mediocridades


Sem tempo para mediocridades

- Isto é verdade ou isto é mentira? Complicado responder! Nos negócios, na política, na religião, nos relacionamentos, nas amizades... As informações da mídia, no entanto, são campeãs em enganação. Um exemplo é o que acontece com o poema "O valioso tempo dos maduros", de Mario de Andrade, enviado pela internet: "Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades." Logo desconfiei se era mesmo do famoso poeta de Macunaíma. Descobri que o autor é Ricardo Gondim e o título é "Tempo que foge". Ricardo Gondim é um teólogo brasileiro bem conhecido no meio religioso brasileiro. Em vários escritos ele denuncia a falsidade religiosa, sobretudo na teologia da prosperidade que promete o céu na terra.
No reflexivo poema plagiado, Gondim expressa: "Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos". Pior que é isto mesmo, perdemos muito tempo com vaidades, tudo para aparentar uma coisa que não somos. Assim, se buscarmos a verdade em tudo, vamos nos decepcionar porque boa parte das coisas são mentiras. No preço subestimado, no valor depositado, na beleza maquiada, na promessa proferida... Mas onde encontrar a verdade? Ela pode estar nos detalhes simples da vida. É por isto que somos mais autênticos nas férias quando abandonamos o indumentário dos títulos e colocamos uma bermuda e chinelos. Jesus, a Verdade em letra maiúscula, pergunta: "E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?". No mesmo Sermão do Monte, o Salvador recomenda: "Não joguem as suas pérolas aos porcos, pois eles as pisarão". Sem dúvida, nossa vida é muito curta para as mediocridades.

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
28 de fevereiro de 2013