Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Artigo - Sinais do Natal

Sinais do Natal 

    Tem como entender o Natal? Fiquei pensando nisso ao ouvir o caso do falso intérprete para surdos na cerimônia do sepultamento de Mandela. Ele enganou o mundo inteiro, menos, é claro, aqueles que entendem a linguagem dos surdos. Isto é terrível, podemos cair numa tremenda enrascada pelo fato de depender dos conhecimentos de alguém. Imagina um falso médico, um falso piloto de avião, um falso engenheiro? Ainda bem que existem normas de segurança, e casos como esse na África do Sul são exceções. Mas, e os responsáveis pelo Natal? Qual a mensagem que passam? Não falo apenas da tradução feita pelo comércio, papai-noel, comida e bebida, e outros símbolos estranhos do "mundo mágico" natalino. Refiro-me, principalmente, à tradução cristã, dos gestos e sinais daqueles que são os responsáveis pelo Natal original, ou seja, eu e um monte de gente.

     Dizem que o falso intérprete sul-africano mexia as mãos para todos os lados, com gestos que não tinham nenhum sentido. Pode ser que o Natal está confuso porque nossos gestos não são aqueles da criança de Belém. Os ensinamentos de Cristo sobrevivem de atitudes, e a maior prova é o primeiro Natal - a Palavra que "se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e verdade" (João 1.14). Pouco valem palavras só no papel, nos cartões natalinos, nas igrejas, ou na boca dos cristãos. Palavras verdadeiras traduzidas por gestos verdadeiros têm a credencial de garantia de serviço, avalizadas pelo Salvador ao defender sua credibilidade: "Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam ao menos por causa das coisas que eu faço" (João 14.11).  No Sermão do Monte Jesus mostrou o quanto ele depende dessa boa tradução, ao insistir: "Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu". Esse céu, de onde poderosos holofotes iluminaram os pastores, que ouviram: Hoje nasceu o Salvador de vocês. Tem como entender isso?



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

19 de dezembro de 2013