Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Artigo: Estresse no Natal?

Estresse no Natal?

    
     "O nível de estresse em dezembro aumenta, em média, 75% em relação aos outros períodos", revelou esse jornal. Isto está na cara de todos nós outra vez nesse fim de ano. As causas principais são o trabalho e as exigências do mercado, explica a matéria. Uma médica comenta que “são relatórios para finalizar, projeções para o ano seguinte, maior volume de pessoas circulando e comprando, cumprimento de metas, retomada de relações familiares estremecidas, organização de festas". Engraçado, deveríamos estar felizes da vida com o emprego garantido, as festas, as compras, a família reunida, a variedade e quantidade de comida, mas estamos estressados, cansados, irritados, deprimidos.

     Eu me atrevo ir mais longe nessas explicações, e vou direto ao Natal, a festa do nascimento daquele que veio também para nos desestressar. Foi ele quem alertou: "Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações" (Mateus 6.34). Jesus não mandou que fôssemos irresponsáveis, mas para colocar "em primeiro lugar o Reino de Deus e aquilo que Deus quer". Ou seja, o nosso problema é colocar em segundo, terceiro ou último lugar, aquilo que realmente importa.

     Diz a matéria citada que "a magia para evitar o estresse natalino depende unicamente de um componente: ser realista e aceitar que não poderemos cumprir tudo o que desejamos". Se isto é importante nas metas para conquistar coisas terrenas, o que dizer das espirituais? Aliás, a Bíblia é enfática: não podemos cumprir nada do que Deus exige, precisamos ser perfeitos, cumprir 100% do que Deus deseja. E agora? Seria a desgraça eterna se não fosse o Natal, o nascimento do Deus encarnado que veio fazer na terra o que nós não podemos fazer para o céu. Esta é a maravilhosa notícia natalina, mas preferimos nos estressar com compras, comida, roupas, presentes, cartões de crédito, viagens... Não é um absurdo tudo isto exatamente no Natal?


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
12 de dezembro de 2013