Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Artigo - Unha-de-fome

Unha-de-fome

     Considerado o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo há dois anos atrás, Eike Batista não escondia o desejo de ser o primeiro na lista mundial até 2015. Mas nos últimos meses perdeu 90% da sua fortuna e está endividado até o pescoço. Ser rico não é pecado, mas bênção divina. O erro é a avareza, a ganância, o desejo desvairado de acumular. No Evangelho do próximo Domingo na liturgia cristã, Jesus alerta: "Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas" (Lucas 12.15). Para ilustrar, o Salvador conta a história de um homem rico, que depois de guardar as colheitas nos depósitos, disse para si mesmo: "Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se" (Lucas 12.19). E como acontece na vida de qualquer unha-de-fome, o final aqui é triste: "Mas Deus lhe disse: Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?".
    Um dos problemas da riqueza é a briga entre os irmãos, a despesa com advogados, o direito das amantes etc. Por isto a tolice de guardar. Mas o maior problema é a porta do céu. Jesus diz na conclusão da história acima: "Isto é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos". Em outro momento afirmou que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no céu. Referiu-se ao jovem rico e religioso (Mateus 19) que acreditava ter uma cadeira cativa no céu pelos méritos de suas ofertas à igreja e práticas morais, enquanto jogava no lixo o tesouro da salvação - o próprio Cristo. Mas o Salvador já tinha exclamado na montanha: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Percebe-se assim que o pior unha-de-fome é aquele que acumula ações no banco das obras humanas e tenta ficar na lista dos mais ricos no céu. Esta riqueza um dia terá 100% de desvalorização.

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

1 de agosto de 2013