Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Artigo - Onde está a igreja


Onde está a igreja?

    Lutero (1483-1546) entendeu que "a cristandade verdadeira e essencial consiste no Espírito, e não em alguma coisa exterior, seja lá como for chamada". Um entendimento bíblico a partir de Efésios: "Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês". Ele tinha em mente duas igrejas: a interior - a autêntica; e a exterior - a organização eclesiástica, sujeita a erros porque é comandada por pessoas. Com isto, o termo "igreja" carrega uma compreensão diferente daquela nas fachadas dos templos.
Mas a igreja das fachadas sempre será traduzida pelos de fora conforme aquilo que enxergam, e não por aquilo que está encoberto. Quando Jesus disse a Nicodemos que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo (João 3.3),  este homem de igreja achou que precisava voltar à barriga da mãe. Mas Jesus explicou: tem que nascer da água e do Espírito. Ou seja, é preciso estar na igreja autêntica. Por isto o final da conversa de Jesus: "Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus" (João 3.21). Em outras palavras, assim como o espírito não vive sem o corpo, a igreja autêntica não existe sem a igreja exterior. E isto aparece de forma concreta na vida, nas ações, nos relacionamentos.
     Mas onde encontrar esta igreja num panorama religioso cada vez mais confuso e desacreditado? Lutero simplificou que a igreja está onde estão a Palavra de Deus, o Batismo, a Santa Ceia e a confissão e absolvição de pecados: "Onde essas coisas são praticadas, aí está a Igreja autêntica". E confessou: "Creio que o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na fé verdadeira. Assim também Ele chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé". 

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
25 de abril de 2013