Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Artigo - Nossa integridade


A nossa integridade

   A tecnologia tem mostrado não apenas a capacidade do ser humano no que diz respeito a inteligência, mas também a capacidade à perversão. O assassino dos taxistas foi encontrado graças às câmeras de vigilância; as imagens do atentado terrorista em Boston chegaram ao mundo inteiro devido às filmadoras; as fraudes em licitações públicas em prefeituras gaúchas foram deflagradas pelo eficiente artifício em grampear ligações telefônicas. São apenas três exemplos recentes expondo audível e visivelmente a maldade humana pela implacável tecnologia. É a máquina julgando o seu criador. 
  
   Mas, se as câmeras filmassem ininterruptamente as ações de cada um de nós? Se o gravador documentasse nossas conversas, todas elas? Em casa, fora de casa? E se a ciência conseguisse revelar os nossos pensamentos? Seria o fim de nossa integridade moral. Não precisamos matar taxistas, aterrorizar com bombas, nem roubar os cofres públicos e nos corromper. Mas, se queremos ser íntegros, então ao menos sejamos justos ao termo. "Integridade" é integralmente, completamente, cem por cento.

   Bem antes dos inventos modernos, o salmista bíblico já adiantou: "Ó Senhor, de longe conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer" (Salmo 139). Por isto o veredicto: "Todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa" (Salmo 14). O próprio Jesus declara: - Vocês ouviram: Não mate! Mas eu lhes digo: Aquele que odiar alguém já é assassino (Mateus 5). Diante desta integridade exigida por Deus, não é a tecnologia que poderá nos livrar de nossa corrupção, nem do juízo divino. Onde então encontrar uma saída? Naquele que diz: "Levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa" (Apocalipse 3).


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
18 de abril de 2013