Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Artigo - A maior fortuna


A maior fortuna

    Uma informação nesta semana me fez lembrar do Tio Patinhas, aquele pato unha de fome, sempre protegendo dos Irmãos Metralha a caixa-forte abarrotado com moedas de ouro, onde se joga do trampolim para literalmente nadar no dinheiro. Cálculos sugerem que o ouro no mundo - o que foi explorado e hoje está fundido em barras, em joias ou cobrindo monumentos mundo afora - poderia caber em uma sala quadrada com paredes de 20 metros de comprimento e 10 metros de altura. Mas não é preciso ser o Tio Patinhas para nadar no dinheiro. Dizem que as águas dos oceanos carregam bilhões de toneladas de ouro. Um trilhão de litros de água do mar contém 120 kg de ouro, cálculo parecido em relação a terra onde pisamos. É claro, uma riqueza que ficará sempre lá pela impossibilidade de explorá-la. Pelo visto, o ouro está por toda a parte, até em nosso corpo, já que somos feitos de água e terra. E assim, juntos, somados, somos muito ricos. Se colocarmos o Eike Batista no bolo, a riqueza aumenta - apesar que no ano passado, coitado, perdeu 10 bilhões de dólares, quase a metade de sua fortuna.

    O que eu quero dizer é que as riquezas só tem valor quando não estão guardadas num único lugar. Elas são de fato riquezas quando espalhadas, distribuídas, divididas, e usadas. É o caso do ouro, hoje muito aproveitado na condutividade elétrica e em outras tecnologias. Mas este fato não se aplica apenas à tola cobiça do vil metal, tão condenada por Jesus: "Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu, onde elas nunca se acabarão; porque lá os ladrões não podem roubá-las" (Lucas 12.33).  A maior tolice mesmo é tentar guardar a própria vida para si mesmo, um tesouro reconquistado pela preciosidade do sacrifício de Deus na cruz. Não foi por nada o recado de Jesus: "O que adianta ganhar o mundo inteiro mas perder a vida verdadeira?"  Por isto, se todo o ouro do mundo cabe numa quadra de vôlei, o valioso amor de Deus cobre o mundo todo.



Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
4 de abril de 2013