Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Artigo - Por que tanto sofrimento?


Por que tanto sofrimento?


   Os cuidados terapêuticos estão sendo um conforto fundamental para as famílias e sobreviventes da tragédia em Santa Maria. Até porque, se faltaram portas de saída e agora faltam respostas convincentes para tanta desgraça, junto com o tratamento psicológico surge aquele que convida: Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mateus 11.28). É isto que se vê nestes últimos dias, milhares de pessoas recebendo o consolo do Senhor Jesus através do carinho solidário de amigos e agentes da saúde.

   Por outro, se o caminho agora é a justiça civil para que os fatos não se repitam, todo o esmero é importante para não aspirar a fumaça tóxica dos porquês dirigidos aos céus, fuligens que penetram na mente e coração e que tentam saídas através de respostas racionais. As consequências são terríveis: julgamentos, condenações, enganos. O que é bem natural nos infortúnios. Jesus carrega um extintor implacável para estas chamas de juízo na tragédia da torre de Siloé (Lucas 13). As dezoito vítimas soterradas não eram piores nem melhores que os outros, responde Jesus aos investigadores espirituais.

   Mas existe, sim, uma razão, e não é racional. Quando os discípulos perguntam a Jesus sobre os motivos de um homem ter nascido cego, se era pelos pecados dele ou pelos pecados dos pais dele. "Jesus respondeu: Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele" (João 9.3). Este é o contragolpe para as trágicas mortes destes jovens universitários: O poder de Deus que se manifesta na misericórdia. Uma ação divina que agora se concretiza na solidariedade de psicólogos, médicos, enfermeiros, capelães, voluntários, amigos, enfim, gente de todos os cantos - os bons samaritanos para tantas pessoas assaltadas pela pior violência que alguém precisa suportar. Que a compaixão não se desvie do caminho de qualquer sofredor.  

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
7 de fevereiro de 2013