Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sermão 4º Domingo na Quaresma - 2012

Mensagem dos dias 15, 17 e 18 de março de 2012
4º Domingo na Quaresma
Pastor Edgar Züge
(Esboço ampliado)


Tema: “Olhe para o alto da cruz”
Texto: João 3.14 a 17

Introdução: O que você acha mais natural: As pessoas buscarem a Deus ou se afastarem dele? Se afastarem. Aliás, por natureza, todos estão afastados de Deus. E mesmo os crentes em Jesus Cristo ainda têm uma má vontade dentro de si que tende ao afastamento, também você e eu.

I. As pessoas se afastam de Deus.
Isto ficou claro, por exemplo, com as reclamações de Israel no deserto. Deus tinha feito tantas maravilhas na vida deles, tais como a travessia do Mar Vermelho em terra seca, maná e codornas pra alimento diário. Chamaram o maná de “pão nojento”. Então Deus os castigou com cobras venenosas (Nm 21.4-9).
Paulo escreveu aos Efésios que por natureza todos estão longe de Deus (Ef 2.1 e 2).
O mundo que nos cerca também é um mundo longe de Deus e nós sofremos a tentação do afastamento. O destino sem Deus é a eterna condenação.

II. Deus vem ao encontro das pessoas.
No evangelho de hoje, Jo 3.14-17, Jesus está falando com Nicodemos sobre como fazer parte do Reino dos céus. Jesus lembra o caso das serpentes no deserto. Quando as pessoas se arrependeram, Deus mandou Moisés fazer uma cobra de metal e levantá-la num poste. Quem olhasse para ela, mesmo tendo sido picado, seria salvo. Jesus diz que da mesma forma Ele seria levantado (na cruz). Porque Deus amou tanto o mundo a ponto de dar seu único Filho para que todo o que nele crê não se perca mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Portanto, a maneira de recebermos vida eterna é nos voltando para o alto da cruz, crendo no sacrifício redentor de Cristo. Não há outra saída.

Conclusão: Você e eu tendemos a nos afastarmos de Deus. Deus vem ao nosso encontro através de Jesus Cristo. Creiamos nele. E que Deus nos use como testemunhas de seu amor junto às pessoas com quem convivemos para que elas também possam olhar com fé para o alto da cruz e ser salvas. Amém.