Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Artigo - Além das tradições


Além das tradições

A Guerra dos Farrapos deveria evocar outros valores além das tradições gaúchas. Ela ceifou a vida de 50 mil pessoas e semeou aflição e tristeza. A maioria nem sabe que boa parte da sociedade rio-grandense ficou ao lado do Império, entre eles os imigrantes alemães, os comerciantes portugueses, a classe média urbana, parte dos charqueadores e a própria cidade de Porto Alegre. É de se perguntar: se a revolução fosse hoje, com quem nós, gaúchos, ficaríamos? Com o revolucionário Bento Gonçalves ou com o governador imperialista Fernandes Braga? É fácil hoje estufar o peito e cantar que “não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo”. Mas, e na hora do “vamos ver”? As armas hoje, felizmente, são as ordens democráticas no meio de outras guerras que continuam tirando a vida de tanta gente e que obrigam em decisões corajosas. A maior delas é contra a corrupção ética, política e moral.

No início do cristianismo muitos também sofreram por seguirem uma posição. Milhares de cristãos perderam a vida pelo simples fato de professar a fé em Jesus Cristo. Tornaram-se mártires. “Mártir” vem de uma palavra grega que literalmente significa testemunhar. Devido o testemunho cristão sempre resultar em perseguição e morte pelo império romano, o termo assumiu este significado – morrer por uma causa. Em alguns países hoje muitos ainda morrem por serem cristãos, o que graças a Deus não é o nosso caso. Mas isto não livra os cristãos das dificuldades, da cruz, do martírio.  Por isto, igual às evocações farroupilhas quando se estufa o peito e cantam-se hinos que falam de lutas e vitórias por Cristo, há igual disposição pelo sacrifício pessoal? “Peço que vocês se ofereçam completamente a Deus em sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele” (Rm 12.1), convida o apóstolo. Evidentemente que isto requer as armas que Deus oferece (Efésios 6.13) num empenho que vai além de versos e tradições.


Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
20 de setembro de 2012