Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Artigo Salvação do Meio Ambiente


Salvação do meio ambiente


Doeu demais o coração ao caminhar pelas águas poluídas do rio Areia, minguadas pela seca. Elas deságuam no rio Rolante bem nos fundos da casa de minha mãe – que ainda mantém-se razoavelmente preservado graças à consistência do leito pedregoso. Enquanto a cidade asfalta ruas, pavimenta calçadas, cobre avenidas, enfeita jardins, esquece o mais importante. Cedo ou tarde terá um acidente vascular por este colesterol jogado de forma irresponsável no sagrado leito onde corre o sangue do planeta.

O que acontece na minha terra natal é mais que um descaso político e social. É um problema espiritual, um pecado que afronta o dono de tudo. Uma desgraça planetária. Vejo aqui a oportunidade de juntar duas datas, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Domingo da Trindade (3 de junho) para ao menos mexer com a consciência cristã. Sobretudo quando o Salmo 29 da liturgia diz que “a voz do Senhor é ouvida sobre as águas; o glorioso Deus troveja”. Se a humanidade tapou os ouvidos e escuta apenas o que vem do seu coração – a voz da soberba, da ganância, da destruição, da ignorância – surge a voz de Jesus no Evangelho deste Domingo (João 3.1-17): “Eu afirmo que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”. Mais adiante, as célebres palavras que apontam para a fonte desta água pura: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

A crença no Deus Pai, Filho e Espírito Santo não tira o compromisso com a vida da natureza, sobretudo das águas. Mesmo na esperança de “um dia o Universo ficar livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomar parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8.21), ou seja, a completa despoluição e regeneração, ainda assim permanece a lei ambiental do jardim onde corria um rio de águas cristalinas: cuide com carinho deste lugar (Gênesis 2.15). 


Marcos Schmidt 
pastor luterano 
Igreja Evangélica Luterana do Brasil 
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS 
31 de maio de 2012