Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Artigo - O Sabor da Palavra

A 29ª Feira do Livro de Novo Hamburgo esbanja criatividade sob o enfoque “sabor da leitura”. No meio dos estandes tem um forno de assar pão, do tempo da avó, despertando a imaginação para a “fornada literária”. O encarte da programação expõe o título “cardápio”, oferecendo os diversos “sabores literários”. Aproveitei a engenhosidade da feira nas minhas celebrações da igreja para sublinhar as leituras bíblicas do 17º Domingo após Pentecostes. E não podia deixar de fazê-lo, pois todas elas falavam de comida. O Salmo 23 anuncia que Deus preparou um banquete e nos recebe como convidados de honra. Já o profeta lembra que este banquete é para todos os povos com as melhores comidas e os vinhos mais finos (Isaías 25.6). Enquanto isto, o apóstolo Paulo fala literalmente de comida, dizendo que aprendeu a viver contente em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome (Filipenses 4.12). E no Evangelho, o Senhor Jesus compara o Reino do Céu com uma festa de casamento (Mateus 22.1-14) preparada com a melhor carne para o churrasco – mas que os convidados rejeitaram. Para ter o salão cheio de gente, o pai do noivo mandou que os empregados saíssem pelas ruas e convidassem a todos, tanto bons como maus, ou seja, sem distinção.
Do começo da Bíblia até o fim dela, o Reino de Deus é comparado com alimento. Na primeira página – as frutas permitidas e a fruta proibida (Gênesis 2.9). No meio, intermediando com o pão da vida, Jesus, que sacia a fome para sempre (João 6.35). Na página final, com “o direito de comer a fruta da vida e de entrar na cidade pelos seus portões” (Ap 22.14). A própria Santa Ceia onde Cristo está presente sob o pão e o vinho, é o principal cardápio do culto dos cristãos. Ao tratar sobre a fraqueza espiritual dos crentes, Paulo escreve que precisou alimentá-los com leite e não com comida sólida (1 Co 3.2). E as palavras mais bonitas saíram da boca de Jesus: “Felizes as pessoas que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas” (Mateus 5.6). Sem dúvida, além de Criador, Deus é muito criativo.    

Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
13 de outubro de 2011