Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Artigo - Tempo acelerado

A sensação de que a cada ano o tempo passa mais depressa é por culpa da tecnologia, explica o autor do livro Acelerado: “Uma coisa acelera a outra e nos vemos num círculo vicioso aparentemente inquebrável: a tecnologia gera demanda por velocidade, que empurra o desenvolvimento de novas tecnologias que precisam ser mais rápidas”. Pensando bem, uma grande incoerência. A máquina que deveria nos dar tempo tira o nosso tempo. E daí a aflição de nunca conseguir fazer tudo, de sentir que a vida está passando rápido demais, de olhar para trás e descobrir que muitas coisas ficaram só nas promessas. E quando chega o final do ano, tudo se junta. Uma pesquisa diz que nesta época do ano o nível de estresse aumenta consideravelmente devido o desconforto emocional com a correria, compromissos, resoluções, filas, festas, compras, projetos diversos, encontros familiares, e muitos recorrem aos remédios para combater a ansiedade.

Estavam certos os nossos avós, eles que se locomoviam no ritmo das carroças e enviavam mensagens via charrete. “O apressado queima a língua”, diziam eles. É claro que não dá para voltar àqueles tempos. Precisamos, sim, de equilíbrio no uso das ferramentas modernas. E se a sensação é de que o ano passou correndo, bem normal. Pois foram as oportunidades que todos desperdiçamos, chances para amar, ajudar, oferecer, repartir. Algo que o apóstolo reconheceu ao afirmar que “os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16, 17). Todo o livro contém uma lista bem interessante neste “procurem”, sobretudo ao dizer: “Trabalhem com prazer, como se estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas” (6.7). Noutra carta ele também desejou: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!” (Romanos 15.5). É tudo o que precisamos para 2012.

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
29 de dezembro de 2011