Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Artigo Fórmula de Belém

Ninguém inala hidrogênio, ninguém inala oxigênio, para matar a sede. Simplesmente toma água. Tem gente que celebra o Natal e continua sedento. Esse foi o alerta de Jesus ao afirmar que ele é a água da vida – como que dizendo: “Eu sou o H2O, se quiserem matar a sede, bebam assim como eu sou”. A Química explica que “uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio ligados covalentemente a um átomo de oxigênio”. Complicado mas bem simples. Separar esses átomos é acabar com a água. As Escrituras dizem que Jesus Cristo é Deus e é homem. Complicado mas bem simples. Recusar a divindade de Jesus, ou recusar a humanidade dele, é acabar com o Natal. Por isto a confissão cristã no Credo Niceno: “Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma substância com o Pai (...) o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria”. É a fórmula de Belém exposta nas Escrituras de maneira única e imutável: “Deus se tornou um ser humano”. Assim, naquela manjedoura, Deus desvenda a “composição química”, singelamente descrita nas palavras: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (João 1.14).
Muito já se fez contra a Água do Natal. No quarto século, por exemplo, foi jogado um produto agressivo no meio ambiente da igreja pelo bispo Arius, que contaminou a fórmula bíblica do Deus-Homem e comprometeu os atributos do Evangelho. O Credo Atanasiano surge então para purificar: “Assim como a alma racional e a carne são um só ser humano, assim Deus e homem são um em Cristo (...) Cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem (...) Esta é a verdadeira fé cristã. Aquele que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo”. Festejar o Natal é beber desta água, que apesar de tudo continua na sua composição original e vivificante. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”, convida aquele que nasceu na Terra e jorra do céu.
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
22 de dezembro de 2011.