Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Artigo - Levar um tufo

O Brasil está crescendo além da capacidade. Só no começo deste ano a taxa de crescimento deve ficar em 13%, a segunda maior do mundo. Os empresários estão otimistas e faceiros, mas os economistas preocupados. “O risco de acelerar demais é sair da estrada e ser obrigado a voltar para trás a fim de retornar à rota”, alertou um especialista. O maior perigo é a volta da inflação. É que as pessoas consomem mais e começa faltar coisas. Com a redução da oferta de serviços e produtos, os preços sobem. E inflação é tudo o que a gente não quer.

Crescimento rápido é um perigo na vida de cada pessoa. Se de uma hora para outra, ganho muito dinheiro, sou promovido no emprego, torno-me um “emergente” – isto pode inflacionar o ego e criar conflitos no casamento, nas amizades, na vida espiritual. Histórias não faltam de pessoas que tiveram dificuldades em acompanhar a ascensão profissional, financeira e social. Conheço muita gente próxima que em pouco tempo ganhou tudo, e em pouco tempo perdeu tudo.

Na vida cristã acontece algo parecido. O apóstolo alerta o jovem pastor Timóteo: Não seja neófito, para não ficar orgulhoso e ser condenado igual ao Diabo (1 Tm 3.6). A palavra “neófito” literalmente no grego é “recém plantado”, um termo exclusivo da Bíblia para designar a pessoa recém convertida à fé cristã. Paulo alerta que alguém espiritualmente novato não tem condições para assumir a função de pastor ou de líder na igreja. Antes, ele precisa crescer na medida certa, Senão fica orgulhoso – “tuphos” no grego, que é “fazer fumaça”. E no meio da fumaça, da neblina, a pessoa não enxerga mais nada além de si mesma. Fica arrogante. Quem sabe daí a expressão “levar um tufo”.

Por isto Paulo lembra que a igreja precisa de bons “economistas” (oikonomos no grego) para não ficarem orgulhosos (1 Coríntios 4.2,7) E oferece então a dica: “Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro” (1 Timóteo 4.7,8). Não seria interessante os oikonomistas do Lula lerem a Bíblia?

Marcos Schmidt
Jornal NH de 3 de junho de 2010