Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Artigo - O “wikileaks” de cada um

O assunto é Wikileaks – um site na internet que publica documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. No último dia 28 de novembro, esta organização divulgou mais de 250 mil documentos secretos enviados de embaixadas americanas ao redor do mundo a Washington. A maior parte dos dados trata de assuntos diplomáticos – que provocou reação negativa de diversos países e deixou o governo dos Estados Unidos muito envergonhado.

O logotipo do Wikileaks – o planeta Terra vazando – mostra bem que nestes tempos da Internet, nada fica em segredo por muito tempo. Tudo vaza. Bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque a gente fica sabendo de coisas que nunca deveriam ficar em segredo. Ruim porque, cedo ou tarde, os nossos próprios segredos e confidências estarão às vistas de todos. Quem sabe um cumprimento profético daquilo que disse Jesus sobre a falsidade: “Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente” (Lucas 12.2,3).

O teólogo Dietrich Bonhoeffer, que morreu torturado nos campos nazistas, escreveu que nos acostumamos a viver com um duplo engano que permite até viver despreocupadamente. Acreditamos que os nossos erros ficarão para sempre no abismo do esquecimento, e que o oculto nunca será revelado. “Vivemos duas vidas, uma pública e uma escondida”, disse o mártir alemão. No tempo dele não tinha Internet, mas se referia ao engano humano diante do wikileaks divino.

Conta-se que uma viúva teve problemas com o testamento, e foi procurada por um advogado amigo que se ofereceu para cuidar da questão. No entanto, a viúva demorou em buscar auxílio jurídico. Percebendo a gravidade, foi ao encontro do advogado, mas este a recebeu com as seguintes palavras: - Sinto muito, mas agora fui escolhido para ser o juiz desta questão.

Escreve a Bíblia: “Se alguém pecar, temos Jesus Cristo...; ele nos defende diante do Pai” (1 João 2.1). É Advento, tempo para fugir dos nossos enganos e crer na reveladora história do Natal.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 16 de dezembro, 2010