Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Artigo - Os cardumes de lambaris

Nasci e me criei nas barrancas do rio. Nos fundos da casa de meus pais, entre taquareiras e árvores silvestres, o rio Areia aflui no Rolante. O video-game eram as pescarias, os passeios de caíque, os banhos e brincadeiras nas cachoeiras. Um dia segui o caminho da maioria dos filhos e fui embora. Nas visitas à terrinha, a primeira coisa era dar um “chego” nos fundos e dizer: “Olá, meu amigo rio, como é bom te ver”. Um reencontro, porém, ficou marcado na memória. O grunhido da retro-escavadeira e o grito agonizante das árvores ainda zumbem nos meus ouvidos. Na idéia de facilitar o transcurso fluvial da enchente, acabaram com a ilha - uma área de mata atlântica, do tamanho de um campo de futebol, que por alguns minutos impedia o pleno enlace dos rios. Foi um crime ambiental que vi com os meus próprios olhos. Árvores centenárias, leitos e cachoeiras naturais, e até ninhos de coruja - uma biodiversidade destruida em poucas horas. As cicatrizes desta insanidade permanecem, e as enchentes também. Poços onde antes se procriavam lambaris, joanas, carás, tabaranas, jundiás, cascudos e outras espécies, assoreados, entupidos de areia e por troncos de árvores que sucumbem, execradas com suas raizes expostas às márgens.
Mas o rio resisti corajosamente. E por teimosia se regenera. Mesmo assolado por plásticos, latinhas, esgoto, exala vida e beleza. Nas encostas, árvores de todos os tipos ressuscitam – um botão automático que o Criador um dia apertou. Uma transformação que acompanho, agora que resido mais perto destas barrancas. E assim relembro os tempos saudáveis de criança com os próprios filhos, com aulas práticas do respeito a este presente maravilhoso de Deus recolhendo lixo e tudo o que é jogado pelo ser (ir)racional. É aquela historinha do beija-flor que tenta apagar o incêndio carregando água no bico.
A Bíblia diz que a criação sofre e geme devido o poder destruidor que o mantém escravo (Romanos 8.22). Uma opressão comandada pela natureza pecaminosa do ser humano. A criatura de alma vivente, que deveria cuidar do jardim (Gênesis 2.15), desde a queda no pecado derruba “amazônias” e aniquila o meio-ambiente. Na intenção de ser um “deus”, de conhecer o bem e o mal (Gênesis 3.5), o homem nunca mais deixou de ser um “diabo”. O apóstolo conclui: A criação se tornou inútil até o dia quando ficar livre deste poder destruidor (Romanos 8.20). É a esperança cristã do novo céu, da nova terra (Apocalipse 20.1), que evidentemente enfrenta a lógica da ciência. Mas é a fé. E acima de tudo é a presente transformação. Da ganância ao despreendimento, da ambição ao contentamento, do egoismo à solidariedade, do eu ao nós.
Mas o texto sagrado lembra: Desde que Deus criou o mundo as qualidades invisíveis dele têm sido vistas nitidamente. Só mesmo um tolo para negar o poder divino, perceptível cientificamente na biodiversidade da vida no Universo (Romanos 1.21). Uma constatação que não ajuda espiritualmente porque até os demônios sabem disto (Tiago 2.19). Porque é lógica, é razão. É preciso fé. Uma crença no Deus-Cristo que livra do poder destruidor, do medo, e que arrigementa preservacionistas.
Pois nestes tempos em que o planeta Terra agoniza consequências globais da insensatez humana, jogar um simples saco plástico no rio pode ser a última gota d’água. Enquanto isto, sigo juntando lixo lá nas barrancas com o desejo de rever os cardumes de lambaris.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 31 de janeiro de 2008