Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Artigo - Furos e remendos

Renan Calheiros achou que a sua mulher nunca descobriria e agora o Brasil todo sabe. Mentiu em casa e os indícios mostram que engana uma nação inteira, pois a cada remendo que faz outro furo aparece. Se Calheiros tivesse dado atenção às palavras: Seja fiel à sua mulher e dê seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem (Provérbios 5.15,16). Mas a atenção deu espaço à tentação: Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento (Provérbios 5.3,4). Naquele constrangedor ou dissimulado discurso no Senado pediu desculpas à mulher pelo romance com Mônica - que classificou de "pecado" -, e afirmou que os repasses feitos à jornalista foram de recursos próprios, e que o lobista seria apenas um amigo que serviu como intermediário. Mas as investigações dos jornalistas revelaram que os bois do senador são de presépio. Calheiros apresentou notas e guias falsas para justificar sua renda. Agora o homem alega que teria sido envolvido em um esquema de empresas de fachada montado por um grande frigorífico de Alagoas. E assim a coisa vai, de mentiras em cima de mentiras.
Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda a parte (Provérbios 6.12-14). Espalham confusão na política, na economia, na sociedade, na família, na religião. É por isto mesmo que entre as sete coisas que Deus mais detesta estão a língua mentirosa e a testemunha falsa que mente (Provérbios 6.16-19). Quanta desgraça em nosso país por causa destas pessoas que perderam a vergonha. Simulam, roubam, traem a mulher e os eleitores, tiram do povo trabalhador para engordar suas contas bancárias. É muito nojento!
No entanto, quando o assunto é mentira e corrupção, não bastam reforma política, CPIs, cadeia, nova eleição etc. Isto porque todas as mentiras vêm de um lugar só: do coração (Marcos 7.21). Ninguém aprende a mentir com os outros. É coisa de cada um. Se dissermos que não mentimos e não pecamos, diz a Bíblia, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1.8). E assim, nos enredamos igual ao senador, e conseqüentemente virão os furos e os remendos. Só resta então um caminho: Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade (1 João 1.9).
Por isto, melhor é jogar fora a roupa velha e furada e vestir-se com uma nova e sem remendos. Ou como diz a Bíblia: Não mintam uns aos outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza (Colossenses 3.9,10).
Marcos Schmidt
Jornal NH - 21 de junho de 2007