Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Artigo - Multa e Guincho

No último dia 4 a Polícia Rodoviária Estadual me atacou no posto de Sapiranga. Através de uma câmara filmou a placa do carro, e o computador revelou a irregularidade: o meu seguro obrigatório estava vencido. Expliquei ao policial que tinha pago o IPVA meio ano adiantado e o seguro foi esquecido no meio de tantas contas. Mas o homem da lei cumpriu as ordens do sistema. Além da multa, o carro foi guinchado logo depois. Lá estava eu, na noite mais fria do ano no acostamento da estrada, com minha esposa, meus dois filhos pequenos e a sobrinha. E meu sogro mal no hospital. Atrás de mim outros veículos. Uma família humilde acompanhada de um casal idoso não pode seguir para o velório. Depois de conseguir uma carona de volta para casa, pensei nas dezenas de pessoas que passaram por esta situação. E pior, longe de casa. No outro dia, arrumando dinheiro e a papelada, mais surpresas. Sem os documentos que o Detran envia pelo correio, não podia retirar o carro dirigindo. Enquanto isto as diárias no depósito do guincho eram acrescidas junto à conta. Assim, tive que pagar outra vez o guincho. Resumo da história: estou buscando a lei para defender meus direitos. Não cometi nenhum crime, apenas atrasei uma conta. Ora, se deixo de pagar uma prestação do fogão, o vendedor pode tirá-lo de mim? Cobrar multa duas vezes o valor da prestação? Mais duzentos reais de frete de um produto que mesmo posso transportar? Diárias do depósito até obter o recibo que eles enviam pelo correio? E deixar toda a minha família sem comida?
Sempre ensinei que devemos obedecer as autoridades porque elas estão a serviço de Deus para o nosso bem. É o que recomenda a Bíblia: Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades (Romanos 13.7). Mas o texto sagrado também diz que “quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça” (Provérbios 29.4). Quase a metade dos nossos ganhos é para o governo. Não é por nada toda esta inadimplência e quebra-quebra. No tempo bíblico os governantes de Israel ouviram o recado: Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Vocês maltratam as pessoas honestas. Procurem fazer o que é certo e não o que é errado” (Amós 5). Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária no país poderia ser um terço menor do que é hoje, bastando aplicar melhor o dinheiro público e acabando com a corrupção – 32% de toda a arrecadação de impostos são desviados.
Na verdade precisamos do governo e da polícia bem aparelhada. E isto não acontece sem os impostos. Agora mesmo, os policiais estão cuidando da nossa segurança na RS-239, junto ao viaduto do bairro São Jorge em Novo Hamburgo. Sem dúvida, no meio desta violência, cada vez mais urge um poder público preocupado e atento com o nosso bem estar físico. E somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem (Romanos 13.3).
Este protesto é feito com todo o respeito. E não em causa própria, mas por aqueles que, na maioria, não têm voz nem vez. Afinal, quem não comete injustiças? É por isto mesmo o recado do apóstolo aos detentores da disciplina, depois de lembrar o quarto mandamento: Pais, não tratem os seus filhos de um jeito com que eles fiquem irritados (Efésios 6.4).
Marcos Schmidt